13
mar
2018

Criado em 2017 pela Professora Bianca de Língua Portuguesa, o Projeto Escrevendo vai trazer ao público, textos escritos pelos alunos por interesse próprio, com o aval da Professora.

Inicialmente vamos divulgar os textos feitos no ano passado, e ao longo do ano estaremos postando mais textos.

Saiba um pouco mais sobre o Projeto:

“Escrever e ler um texto é algo sério (…) é aprender como se dão as relações entre as palavras na composição do discurso. É tarefa de sujeito crítico, humilde e determinado. (…) implica que o escritor ou leitor se adentre na intimidade do texto para aprender sua mais profunda significação.” (Paulo Freire, 1992)

Para que escrever só quando vale nota? Professora posso escrever textos fora do horário da aula e você lê todos? Escrever somente por uma nota? Quem lê os meus textos? Posso escrever um texto criativo?

O projeto ESCREVENDO surgiu desses e outros questionamentos feitos pelos alunos e por mim sobre a relação entre escritor – texto – leitor. Pois entendo que o texto deve ser produzido para o maior número de pessoas lerem e não somente por uma nota. Além disso, a escrita deve ser estimulada, assim como a leitura, e independentemente do gênero discursivo (BAKHTIN, 2011) escolhido pelo aluno.

E por tudo isso, esse projeto tem por objetivo estimular a escrita de textos criativos (e não obrigatórios), dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamenta II, da Escola À Nova Dimensão.

Boas leituras!

Abraços, professora Bianca M. Bortoluzzi